O que acontece com as redes sociais após o falecimento?
- Bruna Carvalho
- 3 de dez. de 2019
- 1 min de leitura

Após a triste e trágica morte de Augusto Liberato, conhecido como Gugu, voltou a discussão sobre a Herança Digital, visto que após o seu falecimento o Instagram de Gugu ganhou mais de 1 milhão de seguidores.
Esse crescimento do Instagram após a morte não aconteceu apenas com Gugu, mas também com outros artistas que vieram a falecer esse ano.
Essa situação gerou muitas discussões sobre o destino das redes sociais após a morte do criador do perfil, visto que ainda não há regulamentação jurídica sobre o assunto.
O que acontecerá com a conta ainda está limitado à política de cada uma das empresas, no entanto, há quem defenda que deve haver a exclusão da conta e outros que a família deve herdar o controle e acesso às contas do falecido.
Assim, estaremos diante do direito sucessório da família e em contra partida temos a privacidade do falecido, que será violada quando os familiares tiverem acesso a suas mensagens particulares.
No caso do Instagram, ele autoriza a exclusão da conta após o preenchimento de formulário, como também é possível transformar o perfil em um memorial.
E você o que preferiria, que sua família tivesse acesso e controle total ao seu perfil, incluindo as suas mensagens ou que a sua conta fosse excluída ou transformada em um memorial?
Referências
Comments